quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rhapsody - Rapsódia - leg




Louise Durant (Elizabeth Taylor) é uma jovem e rica pianista que pretende viver ao lado do músico Paul Bronte (Vittorio Gassman), por quem é apaixonada. Paul, por sua vez, é um obstinado sonhador que decide retornar, junto com Louise, a Zurich para aperfeiçoar-se. Obcecado em realizar seu sonho, Paul dedica-se ao máximo em seus estudos, não poupando tempo nem para Louise. Enquanto isso, Louise estuda piano e conhece James Guest (John Ericson), que se apaixona perdidamente por ela. Sentindo-se ignorada por Paul, Louise descobre que Guest é exatamente o oposto de Paul, ou seja, abriria a mão de tudo pela jovem.


Título Original: Rhapsody
Ano/País/Gênero/Duração: 1954 / EUA / Drama Musical / 115min
Direção: Charles Vidor
Produção: Lawrence Weingarten
Roteiro: Ruth Goetz
Fotografia: Robert H. Planck
Música: Johnny Green


http://en.wikipedia.org/wiki/Rhapsody_(1954_film)


http://www.imdb.com/title/tt0047408/


Significado

Rapsódia é uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com frequência de óperas e operetas. Também pode ser associada a uma peça próxima ao improviso, com fulcro em temas de inspiração folclórica (como podemos ainda ver na literatura, em Macunaíma, de Mário de Andrade); recitação de um poema (épico, geralmente), como ocorria na Grécia antiga; episódio de poema homérico.
As rapsódias caracterizam-se por terem apenas um movimento, mas podendo integrar fortes variações de tema, intensidade, tonalidade, sem necessidade de seguir uma estrutura pré-definida. A sua forma consegue ser mais livre que as variações, uma vez que não há necessidade de repetir os temas, podem-se criar novos ao sabor da inspiração. As variações de Sergei Rachmaninoff sobre um tema de Niccolò Paganini possuem uma estrutura tão livre que o próprio Rachmaninoff as intitulou de Rapsódia sobre um tema de Paganini .
Os compositores românticos tiveram um interesse especial pelas rapsódias. Alguns declararam que a rapsódia os ajuda a dar corpo a uma música com os rasgos do tordo (Turdus philomelos) descrito por Robert Browning no seu Home Thoughts, from Abroad (1845).


















Link para Download: ( Apenas copie e cole no navegador)

http://www.maximusupload.com/3xf691ndka7b/todo_mundo_toca_e_como_toca.avi.html

AVI

698 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário