domingo, 13 de abril de 2014

Don't Look Now - 1973 - Inverno de sangue em Veneza - leg



Don't Look Now (br.: Inverno de Sangue em Veneza / pt.: Aquele inverno em Veneza) é uma produção independente anglo-italiana de 1973, um filme de suspense dirigido por Nicolas Roeg. O roteiro de Allan Scott e Chris Bryant adapta o conto Not After Midnight#Don't Look Now de Daphne du Maurier. O filme foca sua trama na psicologia do luto, representando os efeitos que a morte de um ente querido causa em uma família. Explorando as convenções de uma tradicional história gótica de fantasmas, a edição inovadora alterna cenas rápidas do passado (flashbacks) e futuro (flashforwards) na narrativa do presente. O estilo das cenas também se inspira no impressionismo, relacionando e interligando por meio da técnica cinematográfica as imagens às coisas familiares tais como vidros, água e cores. Foi o terceiro filme do diretor que antes lançara Performance e Walkabout.
A atriz protagonista Julie Christie já conhecia Roeg que trabalhara como editor em filmes anteriores dela: Fahrenheit 451, Far From The Madding Crowd e Petulia. Donald Sutherland tinha algumas reservas em relação ao roteiro pois queria que o tema da clarividência fosse abordado de forma educativa e trouxesse benefícios aos personagens videntes ao invés de os destruir. O diretor Roeg não aceitou as mudanças.
No lançamento houve controvérsia sobre uma cena de sexo do casal protagonista.


Adendo: Infelizmente nesta questão de morte ainda há muito a se aprender ou se descobrir, mas explorar esse sentido sem a analise efetiva de que a perda de uma criança, que ocorre no inicio do filme, trata-se apenas de um instinto inato no homem, pois somos responsáveis pela vida dos filhos que temos e criamos. A perda deles para a morte nos traz um sentimento de incompetência de que não conseguimos cumprir o básico da vida em mantê-lo vivo. Assim nem sempre os pais ou um deles não conseguem superar a perda e vivem com o complexo de culpa e incompetência aflorados e a vida lhes mostra alguma alternativa para superar, o que o filme aborda no campo metafísico.


Sinopse 


Após o trágico acidente que culminou na morte de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) mudam-se para Veneza, afim de esquecer a tragédia. Porém, lá chegando, uma mulher diz que sua filha está enviando mensagens do mundo dos mortos, iniciando uma perigosa relação de curiosidade sobre o outro lado da vida.


























Link para Download: 
Clique no Link 




AVI


700 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário