domingo, 9 de agosto de 2015

Norma Rae - 1979 - leg



Norma Rae (mesmo título no Brasil e em Portugal) é um filme estadunidense de 1979, do gênero drama biográfico, dirigido por Martin Ritt.
Trata-se de uma operária de uma pequena cidade na Carolina do Norte que se envolve nas atividades do sindicato têxtil da fábrica onde trabalha. O filme é estrelado por Sally Field no papel-título, Beau Bridges como o marido de Norma Rae, Sonny, e Ron Leibman como sindicalista Reuben Warshowsky.
O filme foi escrito por Harriet Frank, Jr. e Irving Ravetch , e foi dirigido por Martin Ritt . Ele é baseado na história verídica de Cristal Lee Sutton, que foi contada no livro de 1975 de Cristal Lee, uma mulher de herança no New York Times pelo repórter Henry P. Leifermann.
Sally Field ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação como Norma Rae Webster. Norma Rae ganhou um total de dois prêmios, além de seis outras indicações. O filme foi selecionado para incluir no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso em 2011.


Sinopse


Verão de 1978. Em Hinleyville, uma pequena cidade sulista, a maioria da classe operária trabalha em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são intoleráveis. Lá também trabalha Norma Rae (Sally Field), uma mãe solteira que vive com os pais, que também são operários da fábrica. De repente vindo de Nova York chega Reuben Warshowsky (Ron Leibman), um sindicalista que, ao tentar arrumar um quarto em uma família de tecelões, conhece Vernon Witchard (Pat Hingle), o pai de Norma. Vernon trata Reuben de forma grosseira, assim como a maioria da cidade, mas isto não o impede de dizer que Vernon é mal pago e está sendo muito explorado. Esta discussão foi vista por Norma, que não dá importância. Logo eles se veriam novamente, primeiro quando ela encontra Reuben se hospedando no motel, onde ela foi se encontrar com um namorado, e logo depois quando Reuben a socorre após ela ter sido agredida, por ter terminado o relacionamento. Deste momento em diante surge entre os dois uma amizade que cresce com o engajamento de Norma na luta sindical, que se inicia quando ouve um discurso de Reuben mostrando as vantagens de serem sindicalizados. Paralelamente se casa com Sonny Webster (Beau Bridges), que entende que Norma precisa lutar pela criação do sindicato, mas isto o deixa inseguro, pois ela passa muito tempo com Reuben.
Vencedor do Oscar de melhor Atriz e Melhor Música e com indicações para Melhor Filme e Melhor Roteiro.


IMDB ,






TCM ,















Crystal Lee Sutton





Link para Download: 
Clique no Link 




AVI


702 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário